A Cocada Branca Simples é um doce querido por muitos brasileiros! Além disso, ela possui várias versões.
Alguns preferem a cocada na sua forma mais branquinha. Mas também há quem goste dela mais queimada. E também há aqueles que amam uma cocada cremosa. Enfim, seja qual for a receita ela é, de fato, uma delícia.
Basicamente, em sua receita, o que encontramos são lascas de coco com bastante açúcar.
A quantidade e o tamanho do coco podem ser bem diferentes para cada receita. Além disso, o momento de retirar a cocada do fogo também pode variar, pois depende da tonalidade em que se deseja chegar.
Hoje vamos fazer a cocada branca simples, vamos la?
Ingredientes
- 2 xícaras e ½ de coco fresco ralado grosso (mais ou menos 500 g)
- 1 xícara de água
- ½ xícara de açúcar
Modo de preparo
- Misture em uma panela a água e o açúcar com a ponta do dedo para não deixar espirrar na lateral – assim não irá deixar que a calda queime até que atinja o ponto de fio.
- Leve essa panela a um fogo médio e coloque para cozinhar sem mexer por mais ou menos 20 min, até atingir o ponto de fio – faça um teste para saber se esta no ponto, mergulhe uma colher e suba devagar para ver se irá formar um fio entre as gotas.
- Vá colocando o coco e misturando de leve apenas para envolver a calda com os flocos (não mexa com excesso para não açucarar). Ainda sem mexer deixe cozinhando por mais 5 minutos. Após esse processo a cocada possivelmente irá estar bem úmida.
- Passe a cocada para uma tigela e espere descansar por mais 5 min. Pegue uma assadeira antiaderente grande e unte com manteiga.
- Modele a cocada com 1 colher de sobremesa e transfira para uma assadeira, uma ao lado da outra (dica, modelo em montinhos para ficar mais rústico). Por fim deixa descansando em temperatura ambiente por cerca de 1 hora mais ou menos até que as cocadas fique secas. Elas ficaram duras por fora e bem molhadinhas por dentro. Pode se deliciar e depois guarde em um pote com fechamento hermético por no máximo 1 semana.
Seja como for, é importante destacar que esse doce não possui uma única receita, assim como acontece com suas histórias de origem.
Em outras palavras, há muitas histórias envolvendo a criação da receita. E para você que está curioso para conhecê-las, basta apenas continuar conosco.
História da Cocada Branca Simples
A história inicial, conta que o doce de cocada foi uma receita trazida junto com os africanos.
De acordo com o que a história conta, os negros que foram trazidos ao Brasil para serem escravizados, durante seus encontros na noite, utilizavam ingredientes disponíveis no momento para fazer algumas comidas.
Devido ao açúcar e o melado estarem disponíveis em abundância, esses ingredientes eram muito recorrentes em suas receitas.
Para incrementar a receita, as escravas costumavam ralar o coco, e utilizar suas raspas em tachos que se misturavam ao açúcar ou melado, e acabavam se transformando na cocada que conhecemos hoje.
A outra versão da história sobre a cocada, conta que foi uma receita trazida pelos europeus, e misturada a uma ideia criada pelos africanos que vieram para terras brasileiras.
E esse doce usou uma fruta que tinha em abundância no Brasil que, no caso, seria o famoso coco.
Curiosidades da Cocada Branca Simples
É interessante também trazer algumas curiosidades sobre esse doce tão presente na culinária, e no dia a dia dos brasileiros. Confira!
- A iguaria está presente no Candomblé. Dentro dessa religião africana, a cocada na cor branca recebe o nome de Santo Antônio;
- Entre as oferendas feitas para a entidade Oxalá, a cocada é um doce que precisa estar presente;
- Quando a cocada é oferecida, significa que a pessoa deseja representar a inocência de uma criança;
- Sabe o porquê da expressão “Rei da Cocada Preta”? A história diz que o rei Dom João VI, quando chegava ao Brasil, era o primeiro a se deliciar com essa iguaria. Depois que ele terminasse de comer, as outras pessoas podiam se servir de cocada também;
- Algumas pessoas utilizam em suas receitas, além do coco e do açúcar, o amendoim, gema de ovo, o leite condensado, algumas frutas, sementes e até chocolate. Há diversas receitas diferentes desse doce.
Regiões onde encontramos
A verdade é uma só: a cocada é um doce que está presente em várias regiões, tanto dentro quanto fora do Brasil. Ou seja, você pode encontrar esse doce sendo vendido em regiões da África, e também em outros países da América Latina.
No entanto, é preciso mencionar que esse doce teme maior destaque aqui no Brasil.
Em diferentes estados, é possível encontrar alguém vendendo cocada, em suas mais variadas versões.
Um dos estados que merece um destaque especial é a Bahia. Afinal de contas, nessa região, encontramos muitas baianas com seus tabuleiros vendendo a cocada pelas ruas, ou nas praias do Nordeste.
Outro fato curioso sobre a cocada é que, em cada região onde ela é produzida, podemos encontrar suas receitas sendo variadas, claro que sempre com o objetivo principal de agradar ao paladar do público que irá consumir o doce.
Mas a realidade é que, seja qual for a região, a cocada sempre será um doce de lamber os dedos.
Veja também:
Pamonha Caseira Mineira
Arroz Doce Tradicional de Festa
Feijão Tropeiro Mineiro com ingredientes Simples