Cuscuz nordestino de milho

Cuscuz nordestino de milho

Nesse artigo, você poderá conhecer um pouco mais sobre uma iguaria extremamente versátil e consumida em diferentes localidades. Claro que estamos nos referindo ao famoso prato conhecido como Cuscuz nordestino de milho.

Normalmente, essa comida é feita com farinha de milho, e pode ser combinada com outros alimentos também.

Algumas pessoas acreditam que o cuscuz é um prato tipicamente brasileiro. Mas, se você sair para outros países, poderá encontrar essa receita sendo preparada em outras culturas.

Obviamente que, em cada país, podemos encontrar receitas próprias daquela região. Entretanto, não fogem de serem taxadas como uma variação do cuscuz.

Vamos a receita?

Ingredientes

  • Farinha de milho – 2 xícaras de chá
  • Sal – 1 colher 
  • Água – 1 xícara de chá

Modo de Preparo

  1. Coloque a farinha de milho com sal em uma tigela e misture muito bem;
  2. Enquanto mistura vá adicionando água as poucos;
  3. OBS: a quantidade exata de água irá depender da farinha que esta usando pois pode mudar em cada marca, basta ficar de olho no ponto ideal que é assim que você conseguir amassar e a massa não desmanchar;
  4. OBS: cuidado para não deixar ensopado.
  5. Após esta no ponto correto cubra a tigela e deixa descansando por uns 20 minutos;
  6. Após o descanso mexa novamente até que a massa fique bem soltinha;
  7. Adiciona a metade de água na cuscuzeira;
  8. Coloque o ralo vaporizador em sua cuscuzeira e adicione a massa dentro;
  9. DICA: o ralo vaporizador é aquela peneira que vem em cada cuscuzeira.
  10. DICA: esse processo precisa ser todo feito com as mãos para que fique bem fofinha.
  11. Levar ao fogo médio tampado por mais ou menos uns 15 minutos até que o cuscuz fique firme;
  12. Pronto agora é só desligar o fogo, retirar o cuscuz e servir com manteiga, para os que gostam de um cafezinho vai muito bem.

Não basta só comer, você precisa conhecer melhor sobre a história dessa famosa iguaria, acompanhe o artigo e veja de fato suas curiosidades.

História do Cuscuz nordestino de milho

É muito provável que você não conheça a história do cuscuz. Mas calma, que vamos contar como esse prato chegou ao Brasil e de onde ele surgiu.

Pois bem! A origem do cuscuz é considerada muito antiga. Sua existência é datada de épocas como 300 a 200 a.C. 

Historiadores encontraram documentos que relatam o uso de trigo para preparar receitas. Dentre elas, possivelmente estaria um prato que se assemelha ao nosso cuscuz atual.

Quem realizava esses preparos eram as pessoas da região de Magrebe. Essa área é o local conhecido como África Menor. Os habitantes dessa região faziam o uso do trigo. Mas, em algumas ocasiões, podiam trocar essa base por arroz ou até mesmo cevada.

Essas pessoas costumavam cozinhar esse ingrediente, e acabavam misturando a outros componentes, como leite, frutas, açúcar e outros.

Quando os portugueses começaram com as invasões, eles entraram no continente africano e escravizaram o povo. 

Nesse processo, eles trouxeram muitos descendentes daquela região para o Brasil. Como consequência, eles vieram acompanhados de toda a sua bagagem cultural, incluindo as suas receitas.

Por conta de não haver ingredientes parecidos com o território anterior, os escravos precisaram se adaptar aos produtos encontrados no Brasil. Logo, o cuscuz começou a ser feito com o milho.

No entanto, o cuscuz é um prato que ganhou forma ao longo dos anos, e foi sendo adaptado a cada região. 

Se você for experimentar o cuscuz feito no Nordeste e o preparado no Sudeste, notará uma grande diferença nos ingredientes e, principalmente, no sabor. 

Curiosidades do Cuscuz nordestino de milho

De modo geral, um prato pode ser denominado como cuscuz se for feito com farinha, e um pouco de água, cozidos no vapor de uma panela, ou até mesmo de uma cuscuzeira. 

Apesar dessa simplicidade no modo de preparo, existem algumas curiosidades que permeiam o prato. Confira quais são elas a seguir:

  • Você pode acrescentar diferentes molhos ao cuscuz;
  • Dentre as variações de cuscuz, há aqueles feitos com sal, purê de abóbora, leite de coco e, inclusive, goma de tapioca;
  • No Oriente Médio, você encontra um prato conhecido como cuscuz marroquino, o qual é feito com a sêmola do trigo e servido junto a carnes, sopas ou caldos, todos com um molho mais picante;
  • Em apenas 100 gramas de cuscuz, você estará consumido cerca de 112 calorias. Lembrando que é o prato feito sem acompanhamentos ou molhos;
  • Pode ser utilizado para substituir o pão durante o seu café da manhã;
  • O cuscuz paulista é conhecido por ter diversos ingredientes, dentre eles frutos do mar, peixes, ovos, pimentão;
  • Em português de Portugal, a palavra se escreve como “cuscus”, ou pode ser escrita como “cuzcuz” também;
  • O cuscuz é um prato que pode ser consumido na sua versão doce ou salgada, de acordo com sua preferência. 

Regiões onde encontramos

No Brasil, o local onde mais se encontra pessoas consumindo o cuscuz é, sem dúvida, na no Nordeste. Porém, nesse local eles consomem a sua versão tradicional: farinha e água cozidas.

Já no Sudeste, temos o cuscuz paulista, que é incrementado com vários outros ingredientes, o que transforma o prato em uma refeição. No Oriente Médio, não é diferente. Lá, eles também consomem bastante cuscuz.

Veja também:

Pamonha Caseira Mineira
Arroz Doce Tradicional de Festa
Feijão Tropeiro Mineiro com ingredientes Simples

Compartilhe este post: