frango com quiabo mineiro

Frango com quiabo mineiro

Existem pratos considerados marcantes, e que são associados diretamente a um dos estados brasileiros, mas nada comparado com o frango com quiabo mineiro. 

No caso do estado de Minas Gerais, o frango com quiabo é um prato típico da região. Porém, tem toda uma história por trás, carregada de curiosidades que iremos falar ao longo do artigo, mas por enquanto vamos ver como é preparado o mais tradicional frango com quiabo mineiro.

Ingredientes

  • Partes picadas do frango (coxas e sobrecoxas)
  • 400g de quiabo
  • 1 pimentão
  • 1 tomate maduro
  • 1 cebola de cabeça
  • 2 dentes de alho para tempero
  • 1 colher de colorau
  • 2 xícaras e 1/2 de água
  • azeite à gosto
  • sal e pimenta do reino à gosto
  • Caldo de limão à gosto

Modo de Preparo

  1. Em uma vasilha grande tempere o frango com sal, pimenta do reino, colorau e caldo de limão. Use as mãos para espalhar o tempero pelo frango e deixe descansar por 15min e temperatura ambiente
  2. Pique a cebola e o alho. Corte o tomate e o pimentão ao meio no sentido comprimento, jogue as sementes fora e pique o pimentão em cubos pequenos.
  3. Coloque uma panela grande em fogo médio e adicione 1 colher de azeite adicionando logo em seguida os pedaços do frango com a pele para baixo, um pedaço do lado do outro. deixe dourar por 5 minutos de cada lado e troque o frango de travessa. Obs: não jogue fora o liquido da panela do frango, ele será usado no caldo.
  4. Deixe a panela com fogo médio e não coloque mais azeite pois o frango libera sua própria gordura. Adicione tomate, cebola e uma pitada de sal. Refogue a mistura por 2 min, adicione o pimentão e refogue por mais uns 2 min até murchar. Coloque o alho e continue mexendo por mais 1 minuto.
  5. Aos poucos vá jogando aguá na panela, passando a espátula no fundo para dar o sabor. Adicione o liquido da marinada, deixe cozinhar até ferver e tempere com meia colher de sal.
  6. Após ferver retorne com o frango para a panela. Nesse tipo de preparo o liquido não poderá cobrir o frango. Deixe cozinhando por 23 min com a tampa meio aberto e fogo médio, até ficar macio.
  7. Lave bem os quiabos e enxugue com um pano seco, quebre as pontas e jogue fora. Corte o quiabo em pequenos pedaços na horizontal.
  8. Após passar 25 minutos, adicione na panela entre os pedaços do frango o quiabo picado e deixe cozinhar por mais 5 minutos sem tampa até que o quiabo esteja incorporado e macio. 

Em seguida é só aproveitar, essa delicia fica ainda melhor feito com frango caipira.

Afinal, como já é de se imaginar, a culinária do Brasil é muito rica e versátil. Devido ao processo de miscigenação, tivemos a colaboração de muitas culturas para criar nossas receitas. 

Além disso, podemos dizer que grande parte dos nossos pratos tem bastante sabor, já que são variações incríveis que vieram com o tempo.

Mas vamos parar com a enrolação, e falar um pouco mais sobre o prato que leva dois ingredientes queridíssimos dos brasileiros, que são o frango e o quiabo, receita essa que sustenta qualquer pessoa por horas. Então, continue conosco para conferir tudo!

História do Frango com quiabo mineiro

Em primeiro lugar, vamos da origem do quiabo. Essa é uma planta que não pertence a vegetação tipicamente brasileira. Mas como ela chegou até aqui?

De acordo com a história, quem trouxe o quiabo para o Brasil foram os escravos. Eles traziam consigo sementes para fazer plantações em terras brasileiras.

Já o frango é um animal que era muito comum em quintais ou nas fazendas. Até hoje, ainda vemos muitas que fazem a criação de galinhas para o consumo de sua carne. 

De qualquer maneira, a galinha é um animal que sempre foi bastante consumido ao longo dos anos.

Apesar de sabermos de onde vieram os principais ingredientes do prato, ninguém sabe ao certo quando aconteceu a ideia de fazer a junção deles.

Há quem atribua aos indígenas essa ideia de misturar os dois ingredientes. Outros acreditam que foram os portugueses.

Seja de quem tenha sido a ideia inicial, o importante é que deu certo, e até os dias atuais, vemos muitas pessoas consumindo esse prato. 

Curiosidades do Frango com quiabo mineiro

Comer um delicioso frango com quiabo é incrível! Mas conhecer suas curiosidades é ainda melhor! Por essa razão, separamos as principais curiosidades sobre esse prato para você se manter mais informado. Confira!

  • O quiabo é um vegetal muito utilizado por quem deseja emagrecer. Afinal, ele possui pouquíssimas calorias;
  • A receita tradicional, basicamente, só leva frango, quiabo, tomate, temperos e água;
  • O seu preparo costuma levar de 40 minutos a 1 hora;
  • O cozimento do prato remete as receitas de ensopados feitos pelos portugueses;
  • A criação do frango com quiabo aconteceu por volta do século XIX em Minas Gerais;
  • Sua popularidade no estado mineiro só aconteceu devido ao fato de esses dois ingredientes serem facilmente encontrados;
  • Os acompanhamentos para esse prato mais conhecidos são a farinha de mandioca, o angu de milho e a polenta;
  • É importante mencionar que durante o preparo o quiabo, não é utilizado com sua baba natural. Ou seja, você precisa removê-la antes de acrescentar o vegetal à receita;
  • Por ser um prato rico em fibras, ele é ótimo para ajudar no funcionamento do seu intestino;
  • O quiabo é uma planta que costuma crescer bem rápido. 

Regiões onde encontramos 

O que sabemos sobre as regiões é que o frango com quiabo é um prato muito comum no estado de Minas Gerais. 

Afinal de contas, sabe-se que o estado em épocas anteriores, passava por grandes dificuldades para transportar suas mercadorias. Logo, era necessário se alimentar com o que estava mais fácil.

No caso, o quiabo e a galinha caipira eram os dois itens mais fáceis de se conseguir. Por isso, se tornou um prato tipicamente mineiro. 

No entanto, como já mencionamos antes, em Portugal, também podemos encontrar variações, como os ensopados, e também na Bahia, com o prato conhecido como caruru de frango.

Veja também:

Típica Feijoada Completa com Laranja
O famoso Baião de Dois simples e fácil
Feijão Tropeiro Mineiro com ingredientes Simples

Compartilhe este post: