Tradicional Acarajé Baiano de Feira

Tradicional Acarajé Baiano de Feira

Muitas pessoas por todo o Brasil, já ouviram falar sobre o Tradicional Acarajé Baiano de Feira. No entanto, nem todas essas pessoas já experimentaram essa iguaria, ou sabem quais os ingredientes utilizados na sua receita. Apesar da sua popularidade, o acarajé é uma comida típica do Nordeste.

Mas claro que em outras regiões do país também podemos encontrar. Afinal de contas, os brasileiros amam conhecer novos pratos, e se deliciar com a culinária do Brasil que é bastante extensa. 

Nesse caso, o acarajé é uma receita feita com feijão fradinho, que é frito no azeite de dendê.

Ingredientes

  • Feijão fradinho quebrado – 1 kg e 1/2
  • Cebolas batida no liquidificador com 100 ml de água – 4 unidades
  • Sal à gosto
  • Azente de dendê – 500ml

Para o Molho

  • Pimenta da Bahia ou outra que forte que tiver
  • Cebola ralada – 1 unidade
  • Dendê – 50ml
  • Gengibre ralado – 1 colher (chá)
  • Sal – 1 colher (chá)
  • Pimenta malagueta madura- 50g moídas

Modo de Prepato

  1. Coloque o feijão de molho por 2 horas e vá esfregando para que solte todas as cascas, para facilitar troque de água de 2 a 3 vezes. Após esse processo retire o excesso de água escorrendo com uma peneira.
  2. Em um processador passe o feijão para transforma-lo em uma massa bem fina.
  3. Coloque em uma panela a Cebola, sal e a massa e bata tudo com uma colher, para que aumente o volume e dê uma consistência.
  4. Coloque em uma panela grande azeite para aquecer e após ferver adicione a cebola inteira.
  5. Modele o acaraje com uma colher e frite até dourar.
  6. Por fim é só servir quente e com molho de pimenta.

Molho

  1. Pegue uma panela pequena e aqueça o azeite com a cebola.
  2. Vá adicionando os demais ingredientes do molho à gosto e deixe cozinhar por mais 3 minutos, sempre mexendo.
  3. O acarajé precisa ser preparado com 4 horas de antecedência.

Essa receita é um espetáculo, você vai adorar.

Por mais que pareça ser uma receita simples, há uma longa história por trás do acarajé, além de curiosidades únicas.

Quer saber mais sobre esse prato tipicamente nordestino? Então, confira comigo todas as informações que foram coletadas sobre esse prato brasileiro e reunidas neste artigo que, aliás, ficou incrível! 

História Tradicional Acarajé Baiano de Feira

De acordo com a história, o acarajé é uma variação de um prato árabe, o famoso falafel. O que se sabe, é que o prato foi levado pelos árabes para a África durante o período das incursões, que ocorreram do século VII ao XIX. 

Entretanto, o falafel é feito com o uso de grão de bico, e também com favas secas.

Ao chegar na África, os moradores da região trocaram esses ingredientes pelo feijão fradinho, que é um alimento mais comum no local. 

O nome acarajé foi retirado de língua africana conhecida como iorubá, em que o termo “akará” significa “bola de fogo”, enquanto que “jé” traduz como “comer”. Dessa forma, seria “comer bola de fogo”. 

A chegada ao Brasil

No Brasil, o acarajé chegou devido ao comércio de escravos, e se instaurou como um prato típico da região do Nordeste, no qual ocorreram algumas variações. 

O acarajé brasileiro costuma vir cortado ao meio, e com alguns recheios tais como camarões, vinagrete e inclusive pimenta.  

Curiosidades do Tradicional Acarajé Baiano de Feira

O acarajé tem uma história muito interessante como foi possível observar. Mas, além da sua história, o acarajé também tem algumas curiosidades únicas. Confira abaixo as principais curiosidades sobre esse prato:

  • Quente ou frio? Essa é uma pergunta que deve ser feita por todos aqueles que vão comer acarajé pela primeira vez. Pois, quando o vendedor fizer essa pergunta, ele não está questionando a temperatura do prato, mas sim se deseja com muita pimenta (quente) ou com pouca pimenta (frio);
  • Dentro da religião do candomblé, o acarajé é considerado um prato sagrado. Assim sendo, nos rituais não se pode alterar a receita da massa, que deve ser seguida à risca;
  • Existe um dia no ano que é dedicado a comemorar a presença e a importância história desse prato, junto com as baianas que o preparam. Esse dia é 25 de novembro, Dia Nacional da Baiana de Acarajé;
  • A receita ganhou até mesmo um documentário conhecido como Àkàrà, no fogo da intolerância”.
  • No ano de 2005, o acarajé se tornou tão famoso dentro da Bahia, que foi considerado uma receita de patrimônio cultural aqui no Brasil, pelo órgão IPHAN. 

São tantas as curiosidades sobre esse prato que a lista não teria fim, por isso você conheceu as principais sobre o acarajé, afinal, é um prato que faz parte da história brasileira. 

Regiões onde encontramos

Ao andar pelo Brasil, provavelmente você encontrará receitas de acarajé. Afinal de contas, sempre acontece de haver algumas feirinhas com pratos típicos de cada região do país.

Além disso, muitos restaurantes se especializam na venda de comidas tipicamente nordestinas.

No entanto, para quem deseja comer o verdadeiro acarajé, não tem outro jeito, precisa ir até o estado da Bahia, e experimentar essa iguaria feita por uma verdadeira baiana, que anda pelas ruas com seu tabuleiro recheado de quitutes.

Veja também:

Arroz Carreteiro Simples de Fazer
Moqueca Rápida de Peixe
Arroz com Pequi com poucos igredientes

Compartilhe este post: