Arroz carreteiro simples

Arroz carreteiro simples e fácil de fazer

Arroz carreteiro simples é uma comida típica do Sul do país, ganhou o coração e o paladar dos brasileiros por todo o país, sendo uma delícia como prato principal, ou para acompanhar aquele churrasco.

É um arroz misturado com charque, carne seca ou de sol, que fica molhadinho e muito saboroso. O prato já foi adaptado em diversas regiões do Brasil, ganhando novas configurações, nomes e sabores.

Mas o tradicional arroz carreteiro é aquele que leva a receita original do Rio Grande do Sul, e carrega consigo a história do povo gaúcho.

É um prato que se confunde com a própria história do estado, e que também entrou para história de Minas Gerais, sendo muito tradicional neste estado também.

Veja como fazer o arroz carreteiro de forma simples.

Ingredientes

  • Arroz – 3 copos
  • Carne Seca – 500g
  • Bacon fatiado – 200g
  • Calabresa – 200g
  • Tomate – 1 unidade bem maduro
  • Cebola – 1 unidade grande
  • Pimenta calabresa à gosto
  • Salsinha à gosto
  • Sal à gosto

Modo de Preparo

  1. Em uma panela de pressão, cozinhe bem, espere esfriar e desfie.
  2. Corte o bacon em cubos e retire a pele da calabresa fazendo o mesmo corte em cubos.
  3. Pegue o tomate maduro e corte também em cubos sem as sementes, faça o mesmo com a cebola.
  4. Em outra panela refogue a calabresa e o bacon até que fique bem dourada, após isso acrescentar o tomate, a cebola, pimenta calabresa e a carne desfiada.
  5. Acrescente o arroz e afogue bem, adicionando água corringindo o sal, abaixe o fogo e aguarde secar.
  6. Por fim adicione a salsinha à gosto.

Se você ama arroz carreteiro, continue lendo para saber como preparar este prato tão saboroso. Se ainda não conhece, aprenda esta receita que com certeza você vai se apaixonar. Confira!

História do Arroz Carreteiro Simples

O arroz carreteiro nasceu no Pampa, no Sul do Brasil. Típico do Rio Grande do Sul, no entanto o nome carreteiro vem de seu surgimento, quando os transportadores de cargas que cruzavam o país em suas carretas puxadas por bois, chamados carreteiros, cozinhavam arroz com charque picado em panela de ferro, fazendo uma espécie de guisado.

Na época, era uma forma prática de o viajante preparar o seu alimento, já que não precisava da carne fresca do churrasco tradicional da região.

Como se popularizou no País

Na medida em que os carreteiros cruzavam o país, o prato foi se popularizando, inclusive com a venda de charque em Minas Gerais, de modo que hoje, é conhecido em diversos estados do Brasil. 

Por mais que na receita original as pessoas usem apenas o arroz com o charque, ambos preparados em uma panela de ferro, ainda assim podemos encontrar diversas variações espalhadas por aí.

Atualmente, inclusive na região Sul do país, encontramos pessoas realizando seus preparos com uso do arroz, como base, mas acrescentando restos do churrasco, carne moída e, inclusive, partes do boi picado. 

Nessas variações, o costume é de chamar somente de carreteiro, a fim de trazer a ideia da receita original. 

Curiosidades o Arroz Carreteiro

Um prato com origem histórica no país, existem algumas curiosidades acerca do arroz carreteiro. Confira algumas delas!

    • Também pode ser chamado de arroz de carreteiro, ou somente de carreteiro. 
    • Os ingredientes têm forte presença no estado de sua origem: o arroz é amplamente produzido no Rio Grande do Sul, sendo um dos maiores produtores do cereal no Brasil. O charque movimentou a economia gaúcha do século 18 ao 20. 
    • Pode ser feito com carnes frescas ou sobras de churrasco, com carne seca ou carne de sol.
    • Em algumas regiões, é conhecido como arroz Maria Isabel. 
    • Um ótimo acompanhamento para o arroz carreteiro é, sem dúvida, uma deliciosa salada de batatas bem temperada.
  • Para tornar o prato mais saudável, você pode fazer o uso de arroz integral e apenas a carne seca desfiada. Isso já deixa o prato mais leve e menos calórico para você consumir. 

Regiões onde encontramos

Originado no Rio Grande do Sul, hoje em dia, o prato pode ser encontrado em diversas regiões do Brasil, sendo muito comum em estados como Minas Gerais, e já difundido em praticamente todo o país.

Existem variações de receitas e, às vezes, é preparado com carne fresca em cubos, ou com sobras de churrasco em vez do charque.

Vale lembrar também que esse prato é muito procurado nas regiões do Centro Oeste e Nordeste. No entanto, ele não recebe esse nome.

Como já mencionado antes, as pessoas dessas regiões costumam chamar o arroz carreteiro de Maria Isabel. Por isso, lembre-se desse nome caso esteja passando por uma dessas regiões, e queira sentir o gostinho desse prato.

Veja também:

Típica Feijoada Completa com Laranja
O famoso Baião de Dois simples e fácil
Feijão Tropeiro Mineiro com ingredientes Simples

Compartilhe este post: