Arroz com pequi

Arroz com pequi com poucos ingredientes

Com o passar do tempo, o arroz com pequi ganhou uma variedade de novos ingredientes como acompanhamentos. Entretanto, a receita original de arroz com pequi é bem simples, e não requer muitos ingredientes.

Tradicionalmente, os ingredientes principais da receita são, arroz, pequi, banha de porco ou óleo. Vale ressaltar que o arroz com pequi é originalmente feito com pequi “in natura”.

Entretanto, por não ser um fruto fácil de ser encontrado em todo o Brasil. Você também pode fazer uma adaptação, do mesmo modo e utilizar o pequi em conversa.

Você vai aprender hoje como preparar essa delícia.

Ingredientes

  • Óleo ou banha de porco – 1/4 de xícara (chá)
  • Pequi lavado – 1/2 litro
  • Alho – 2 dentes espremidos
  • Cebola grande – 1 unidade picada
  • Arroz – 2 xícaras (chá)
  • Água quente – 4 xícaras (chá)
  • Uma pitada de sal
  • Pimenta malagueta a gosto
  • Cebolinha ou salsinha à gosto

Modo de Preparo

  1. Em uma panela coloque o pequi em óleo ou gurdura fria.
  2. Adicione cebola e o alho e deixe refogar em fogo baixo, vá mexendo com uma colher de pau para não deixar grudar na panela, e regue com água sempre que for necessário.
  3. Após o pequi ficar macio e e a água secado, adicione o arroz para que possa fritar um pouco.
  4. Junte o sal e a água.
  5. Assim que o arroz estiver no ponto, coloque um pouco de pimenta malagueta.
  6. Por fim quando for servir, polvilhe cebolinha e salsinha.

Pronto agora é só aproveitar.

Em relação ao tempero, ele deve ser feito sempre de acordo com o gosto pessoal de cada um. 

Quais são as suas variações

Algumas receitas fazem o uso de sal, pimenta de cheiro ou pimenta malagueta, cebolinha, salsinha e alho. Além disso você pode utilizar também a cebola, para agregar ainda mais no sabor.

Nas receitas de arroz com pequi modificadas, contudo muitas pessoas utilizam alguns outros acompanhantes. Você pode, por exemplo, acrescentar carne seca, linguiça ou até mesmo frango, para deixar o seu prato mais completo.

O arroz com pequi é um prato muito popular, mesmo que o seu gosto não agrade a todos os paladares. O que acontece é que tem diversas pessoas que conhecem essa receita típica de Goiás, mas não conhecem a sua história.

Acompanhe esse artigo até o fim, e entenda um pouco mais sobre o contexto histórico do arroz com pequi, além de ter acesso a algumas curiosidades que envolvem esse prato.

História do Arroz com pequi

Sendo um prato típico da culinária de Goiás, é considerado símbolo cultural, nesse sentido apresenta um papel importante dentro das práticas alimentares dessa região. 

Essa receita é originária nos tempos de crise de abastecimento alimentar, no estado de Goiás.

O fruto nativo, que já era consumido há tempos pelos indígenas, no entanto passou a ser incorporado nos hábitos alimentares dos bandeirantes, após sua chegada ao estado. 

Nessa época de grandes dificuldades, os moradores chegavam a passar até mesmo meses, comendo alimentos sem sal. Por meio desse fator, combinações como o caso do arroz com pequi, eram consumidas de forma regular. 

Provavelmente, pelo sabor característico do fruto pequi, que passou a ser utilizado como uma forma de encobrir a falta de sal no alimento.

Curiosidades Arroz com pequi

Mesmo sendo um prato típico de Goiás, o arroz com pequi ganhou sua popularidade pelo Brasil todo. Isso fez com que diversas curiosidades surgissem a respeito desse prato. Confira abaixo um pouco mais sobre essas curiosidades:

  • Você sabia que a polpa do pequi também pode ser utilizada para extração de óleo? O azeite de pequi é utilizado para condimento, e para a fabricação de licores;
  • Por mais que muitas pessoas não gostem do seu sabor, o pequi é um fruto que faz bem para o coração, além de apresentar o dobro de vitamina C em relação a laranja. O pequi pode até mesmo retardar o envelhecimento precoce;
  • O arroz é um dos ingredientes principais do prato arroz com pequi, e é o terceiro alimento mais cultivado no mundo, estando atrás somente do trigo e do milho;
  • Com o passar do tempo, ele ganhou diferentes acompanhamentos, como carne seca, linguiça, frango, bacalhau e até mesmo cheiro verde.

Regiões onde encontramos

Prato típico de Goiás, era pouco conhecido, contudo era consumido em sua maior parte por escravos, e por pessoas que compunham as classes de baixo nível social. 

Foi a partir da transmissão de receitas e sabores, que o arroz com pequi passou a ser conhecido nos outros estados brasileiros, ganhando até mesmo outros acompanhamentos, que são o resultado da criatividade e do gosto de cada cozinheiro. 

Além de representar as atualizações dos hábitos e práticas alimentares. 

O arroz com pequi é um prato típico da região centro-oeste do Brasil. O fruto também é muito utilizado na região nordeste, e no norte de Minas Gerais.

Veja também:

Típica Feijoada Completa com Laranja
Tradicional Acarajá Baiano de Feira
Feijão Tropeiro Mineiro com ingredientes Simples

Compartilhe este post: