É muito comum encontrarmos receitas de bolinho de chuva doce com uma variedade de novos ingredientes. Mas a receita tradicional apresenta poucos itens, e são aqueles que todos sempre temos em casa.
A receita tradicional do bolinho de chuva apresenta como principais ingredientes, a farinha de trigo, o ovo, leite, açúcar e fermento em pó. Muitas pessoas também utilizam a canela para cobrir o bolinho de chuva, junto com o açúcar.
E o modo de preparo é super simples e você vai aprender agora!
Ingredientes
- Açúcar – 1 xícara
- Ovos – 2 unidades
- Fermento em pó – 1 colher
- Farinha de trigo – 2 xícaras e 1/2
- Leite – 1 xícara de chá
- Óleo – 1 litro
- Açúcar – 3 colheres para polvilhar
Modo de preparo
- Pegue todos os ingredientes e misture até ficar uma massa totalmente homogênea e cremosa.
- Aqueça uma pena com óleo para que os bolinhos possam boiar.
- Após o óleo estar a 180° graus, pegue com uma colher e faça pequenas quantidades de bolinhas, frite-as até que elas fiquem douradas por inteiro.
- Para finalizar, em uma forma ou um prato com papel absorvente, coloque as bolinhas fritas e jogue açúcar por cima.
Pronto, aquela café da tarde acompanhado com essa maravilha não é para qualquer um em.
Mesmo sendo uma receita muito popular, diversas pessoas não sabem qual é a origem do bolinho de chuva, nem quais são as curiosidades por volta dessa receita deliciosa.
Acompanhe esse artigo até o final, e entenda um pouco mais sobre essa receita tão popular na culinária brasileira.
História do Bolinho de chuva doce
A receita do bolinho de chuva se popularizou no Brasil, da forma em que conhecemos nos dias de hoje, somente no século XIX.
Essa receita tão famosa veio de Portugal, e era substituída por farinha de mandioca ou cará, assim como outras diversas receitas que utilizam o trigo.
Isso acontecia pelo fato de que o trigo era uma iguaria com o valor muito elevado. A textura e a composição do bolinho de chuva, se assemelham a outro doce português que também é muito conhecido: o sonho.
O bolinho de chuva também já foi chamado de “bolinho das negras”, pois era preparado pelas escravas. Era uma receita muito adorada pelas sinhás, que passaram a ter o costume de servir os bolinhos de chuva nos chás da tarde.
Reza a lenda que foi em uma tarde do século XX, que alguém começou a chamá-los de bolinhos de chuva.
Pois as crianças precisavam sair dos ambientes abertos para ficarem livres da chuva, e eram esses bolinhos que conseguiam colocá-las para dentro de casa, e as manter devidamente ocupadas. Foi a partir disso que esse nome ficou ligado a receita.
Outras pessoas acreditam que o bolinho de chuva tem esse nome, pois é um alimento bem simples de ser feito, e apresenta todos os ingredientes que quase sempre a maioria das pessoas tem em casa.
Dessa forma, nos dias chuvosos, em que a motivação para sair de casa é muito menor, não é necessário que as pessoas se desloquem até o comércio para comprar os ingredientes, o que torna esse um ótimo prato para dias chuvosos.
Curiosidades do Bolinho de chuva doce
O bolinho de chuva é um dos principais nomes da culinária afetiva, aquela que nos traz lembranças de infância, e lembranças de reuniões de família nas quais se costuma contar várias histórias.
Essa é uma receita repleta de curiosidades que muitas pessoas podem não conhecer. Confira abaixo um pouco a seguir:
- Você sabia que a canela utilizada para cobrir o bolinho de chuva, apresenta diversos nutrientes essenciais para a saúde do seu corpo? Isso mesmo! A canela apresenta diversas propriedades medicinais, como propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias;
- Existe uma versão salgada do bolinho de chuva, que apresenta a mesma textura do bolinho de chuva tradicional, e pode até mesmo ser recheado com calabresa;
- Para as pessoas que são alérgicas a lactose, existe uma receita na qual não vai lactose, com a base da massa sendo feita apenas com água;
- Algumas pessoas costumam rechear o bolinho de chuva, com brigadeiro, ou até mesmo com goiabada.
Regiões onde encontramos
Sendo uma receita típica tanto de Portugal, quanto do Brasil, o bolinho de chuva é muito popular na região Sudeste. Entretanto, cada região brasileira apresenta uma variedade da receita.
Veja também:
Pamonha Caseira Mineira
Arroz Doce Tradicional de Festa
Feijão Tropeiro Mineiro com ingredientes Simples