O famoso Baião de Dois simples e fácil

O famoso Baião de Dois simples e fácil

Primeiramente o Baião de Dois simples e fácil é um prato muito versátil. Ao longo dos anos, a receita foi muito diversificada, o que acarretou a inclusão ou troca de alguns ingredientes. Tradicionalmente, o prato é composto por arroz e feijão, junto da carne seca e do queijo coalho. 

Vale ressaltar que o feijão pode variar de acordo com a sua preferência, podendo ser feijão-de-corda, feijão verde ou feijão fradinho. No entanto você também pode substituir o arroz branco, pelo arroz vermelho. 

Ainda assim existem aquelas pessoas que gostam de acrescentar algo a mais a receita, como bacon, calabresa ou até mesmo paio.

No caso do tempero, ele deve ser feito de acordo com o gosto pessoal de cada um. Costumo colocar o tempero a base de temperos comuns como cebola, alho e sal. 

Vamos preparar?

Ingredientes

  • Feijão verde – 1/2kg
  • Paio cortado em rodelas – 1 unidade
  • Cebola ralada – 1 unidade
  • Tablete de caldo de carne – 2 unidades
  • Óleo – 3 colheres de sopa
  • Queijo coalho cortado em fatias – 150g
  • Alho amassado – 1 dente
  • Coentro picado – 1/2 colher de sopa
  • Arroz – 2 xícaras e 1/2 de chá
  • Sal à gosto

Modo de Preparo

  1. Colocar o feijão de molho 1 dia antes. No próximo dia cozinhe junto com o caldo de carne e 2 litros e 1/2 de água.

  2. Deixe cozinhar em fogo baixo em uma panela tampada por mais ou menos 1 hora
  3. Pegue uma panela maior e adicione óleo para dourar cebola, o paio e o alho. Junto o arroz e o coentro e refogue. Adicione o feijão cozido com o caldo.
  4. Misture e tampe a panela cozinhando até que fique firme, úmido, cozido e consistente.
  5. Adicione fatias de queijo cobrindo todo o arroz. Com a panela tampada deixe que o vapor da própria tampa derreta o queijo.
  6. Por fim é só servir acompanhado de carne de sol assada ou frita.

Para deixar o prato com uma consistência mais cremosa, algumas pessoas utilizam a manteiga de garrafa. Mesmo que muitas pessoas conheçam esse prato, são poucas que conhecem a sua origem.

Acompanhe até o final, e descubra um pouco mais sobre a verdadeira história do baião de dois, além disso irá conhecer algumas curiosidades que envolvem essa receita tão saborosa.

História Baião de Dois simples e fácil

O baião de dois é um prato típico e autêntico do Ceará. O termo “baião”, que deu origem ao nome desse prato, ou seja, é derivado de uma dança típica nordestina. 

O termo “dois” faz referência ao fato de que a combinação desse prato é feita com dois ingredientes, o arroz e o feijão.

A origem desse termo ganhou maior popularidade com o lançamento da parceria do compositor cearense Humberto Teixeira, com o famoso “Rei do Baião”, Luís Gonzaga, nomeada como Baião de Dois. 

A história do prato baião de dois, tem origem nos tempos em que o povo nordestino sofria com grandes dificuldades, com as secas e com a comida escassa. 

Nesse período, nada se podia desperdiçar ou estragar. A partir disso, o povo passou a juntar as sobras da cozinha.

O prato surgiu com a união do arroz e do feijão, com o pouco que sobrava de carne seca e de queijo coalho. Foi dessa forma que surgiu o prato típico da região nordestina. Hoje essa receita se adapta a diversidade.

Curiosidades Baião de Dois simples e fácil

O baião de dois é um prato típico cearense, muito adorado e, consequentemente, utilizado por toda a região nordestina. 

Entretanto, com a popularidade da receita, o prato se tornou muito conhecido nas outras regiões brasileiras também. Essa popularidade fez com que o baião de dois se tornasse um prato repleto de curiosidades. Confira abaixo um pouco mais sobre elas:

  • Geralmente, a receita do baião de dois é preparada no horário do jantar, já que se aproveita o que sobrou de alimentos do almoço. Fazer essa receita é uma boa dica de aproveitamento, além de deixar o alimento com uma cara nova, e trazer mais sabor para as refeições;
  • Sendo uma receita que é preparada com ingredientes de fácil acesso, o arroz e o feijão, baião de dois é muito conhecido e utilizado na zona rural;
  • Rubacão é o nome do baião de dois na Paraíba. Ele ganha uma consistência mais cremosa, com o acréscimo de manteiga de garrafa e arroz vermelho a receita;
  • O tipo de feijão utilizado na receita de baião de dois pode variar. Entretanto muitas pessoas utilizam o feijão verde, o feijão-de-corda e o feijão fradinho.

Regiões onde encontramos Baião de Dois

Por fim sendo um prato típico do Ceará, a receita do baião de dois é muito utilizada e adorada na região Nordeste do Brasil, e até mesmo em alguns lugares da região Norte, como Amazonas, Pará, Rondônia e Acre.

Veja também:

Típica Feijoada Completa com Laranja
Arroz Doce Tradicional de Festa
Feijão Tropeiro Mineiro com ingredientes Simples

Compartilhe este post: