O Cajuzinho Gourmet Tradicional, típico doce brasileiro, muito encontrado em festas de aniversário, imita o formato de caju.
É feito com o amendoim, açúcar, chocolate em pó, entre outros. Esse doce, com certeza fez, e ainda faz parte da infância da maioria das pessoas do Brasil.
Vamos fazer esse maravilhoso doce.
Ingredientes
- Creme de Leite – 150ml
- Leite condensado – 1 lata
- Manteiga – 1 colher
- Chocolate meio amargo picado – 30g (meia xícara)
- Chocolate meio amargo derretido – 200g
- Castanha de caju – 150g moída
Modo de Preparo
- Coloque 1 lata de leite condensado em uma panela.
- Adicione 150ml de creme de leite.
- Adicione 1 xícara de castanha de caju moída.
- Adicione 1 colher de manteira (sopa).
- 30g de chocolate meio amargo picado.
- Após adicionar tudo leve ao fogo médio e vá mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela por mais ou menos uns 10 minutos.
- Unte um prato com manteiga e derrame toda a massa do cajuzinho.
- Após esfriar, com as mãos untadas faça pequenos modelos no formato de cajuzinho, banhe no chocolate meio amargo derretido.
- Deixe sobre um papel manteiga até endurecer o chocolate e pronto.
Agora é só se deliciar com o famoso Cajuzinho Gourmet Tradicional.
Por mais que você conheça o doce, e já o tenha experimentado alguma vez na sua vida, provavelmente, não conhece sua origem.
Então, que tal você embarcar com nessa historia, e conhecer um pouco mais sobre essa delícia de doce, que o povo brasileiro tanto ama?
História do Cajuzinho
Não há uma data exata de quando o cajuzinho foi criado. Porém, é certo dizer que o original surgiu pelo Norte ou Nordeste, feito com a polpa do caju, uma fruta comum e conhecida pelas regiões.
Ele chegou nas regiões Sul e Sudeste através dos emigrantes nordestinos. Por conta da chegada do doce em outras regiões, ocorreu uma mudança em sua composição, onde ele deixou de ser feito com a polpa do caju, sendo feito, então, com o amendoim torrado e moído.
Esse doce é típico e único brasileiro. Portanto, você não o encontrará em outro país. Deve ser por isso, então, que o doce é considerado tão especial por muita gente.
Curiosidades sobre o Cajuzinho
Agora, o que você acha de descobrir algumas curiosidades sobre o doce? Seguem abaixo algumas delas:
- O doce traz o nome de cajuzinho por conta do formato em que é moldado, como a fruta caju. Mas, às vezes, é contraditório dizer que o doce tem esse nome por conta da sua composição, já que a mesma varia de região para região;
- A receita do cajuzinho varia de uma região para a outra. Em regiões como Norte e Nordeste, o doce é feito com a polpa do caju. Porém, regiões como Sul e Sudeste, o doce é feito a partir do amendoim torrado e moído;
- O cajuzinho, para muitas pessoas, é considerado como “fora de moda”. Afinal, hoje em dia, raramente os encontramos em festas de aniversário. Pois o mais comum é encontramos doces como brigadeiro e beijinho;
- O caroço da fruta, no cajuzinho, geralmente é feito com uma castanha, ou com um amendoim. E o doce é coberto por açúcar;
- Como já dissemos antes, o cajuzinho é um doce que existe apenas no Brasil, o que o torna mais especial. Portanto, caso você vá a outro país, não terá o prazer de comer um deles.
Regiões onde encontramos
O cajuzinho é, de fato, conhecido pelo país inteiro, e encontrado em toda parte. Porém, por conta da variedade de receitas, você achará diferentes cajuzinhos em cada região do país.
No Norte e Nordeste, o cajuzinho é feito a partir da polpa do caju, o que torna seu sabor diferente de todos os outros lugares.
Regiões como o Sul e o Sudeste, no entanto, fazem o cajuzinho com o amendoim torrado e moído, substituindo a polpa do caju.
Já no Distrito Federal, também se utiliza o amendoim, descascado e sem pele, mas com a adição de leite condensado e o chocolate em pó ao doce (essa versão se tornou bastante popular em todo o Brasil).
Com isso, ele fica com uma coloração mais escura, e um sabor mais próximo do brigadeiro. Porém, um pouco mais marcante.
Então, o que achou do cajuzinho? Garanto que esse doce, que já é muito diferenciado e interessante, se tornou ainda mais, depois desse artigo! Sem dúvida, o cajuzinho, que tem gostinho de infância, fascina a maior parte da população brasileira!
Veja também:
Pamonha Caseira Mineira
Arroz Doce Tradicional de Festa
Feijão Tropeiro Mineiro com ingredientes Simples