Caçarola Italiana

Caçarola Italiana

Para quem não sabe, a Caçarola Italiana é um prato que nasceu na Itália. Mas, devido às movimentações das pessoas que levam consigo sua cultura, culinária e tradições, vemos que esse prato chegou a diversos lugares, inclusive dentro do Brasil.

E é óbvio que esse prato tipicamente italiano caiu no gosto das pessoas devido ao sabor único.

Outra coisa que merece destaque, é que é um prato que passou por muitas mudanças ao longo dos anos.

Afinal, em cada região, há quem acrescente novos componentes à receita, tornando a caçarola um prato mais incrementado, e de acordo com o paladar daquela região.

Ingredientes

  • Açúcar – 3 copos
  • Ovos – 5 unidades
  • Leite – 2 copos
  • Queijo ralado – 2 colheres
  • Margarina – 2 colheres
  • Coco ralado – 100g
  • Farinha de trigo – 5 colheres

Modo de Preparo

  1. O modo de preparo é muito simples e você vai amar.
  2. Bata os ingredientes em um liquidificador e depois coloque para assar em uma forma untada por mais ou menos 30 minutos.
  3. Pronto sirva e aproveite.

A combinação deles é incrível! Mas, mais incrível ainda é a sua história. Confira a seguir!

História da Caçarola Italiana

Não se sabe ao certo como os italianos chegaram à receita da caçarola. Pois esse é um prato muito antigo, e que passou de geração em geração. Ou seja, é difícil estabelecer uma data de quando esse doce surgiu.

O que se sabe mesmo é que a caçarola italiana chegou até Portugal. Lá, eles refizeram a receita de acordo com o seu paladar. 

E, como muitas receitas portuguesas levam o ovo em sua composição, logicamente que a caçarola não poderia ficar sem as gemas durante o preparo.

Assim que os portugueses chegaram ao Brasil, eles acabaram trazendo consigo muitas receitas vindas da Europa, sendo uma delas a caçarola.

De acordo com o que a história conta, quem tinha o costuma de preparar esse tipo de doce eram as freiras dentro dos conventos portugueses.

Enfim, como os portugueses, na época colonial, se instauraram pelo Brasil afora, trouxeram junto os conventos e, logicamente, o preparo dessas comidas.

Sem sombra de dúvidas a caçarola se estabeleceu por algumas regiões do país como, por exemplo, em Minas Gerais, onde é considerado o lugar mais comum onde encontramos esse doce. 

Curiosidades da Caçarola Italiana

Depois de descobrir um pouco mais sobre a origem da caçarola, você deve estar curioso para saber outras informações com relação a esse prato, não é mesmo? Mas pode ficar tranquilo, pois separamos diversas curiosidades incríveis sobre essa receita para você. Confira abaixo:

  • Existem muitas formas de se fazer a caçarola, porém, as receitas mais recorrentes são a italiana, portuguesa e brasileira. O que as difere é que, na receita italiana, temos a presença do queijo parmesão, enquanto que os portugueses fazem o uso de gemas de ovo. E, no Brasil, é bastante comum a inclusão do coco ralado;
  • Em Minas Gerais, também se utiliza queijo na receita. No entanto, diferente dos italianos, os mineiros não usam queijo parmesão, eles preferem fazer as suas receitas de caçarola com queijo Minas meia cura, que é o mais comum para a região;
  • Aqui no Brasil, a caçarola recebe outros nomes a depender da sua região, ou como as famílias preferem chamar a tal receita. Desse modo, encontramos pessoas chamando a caçarola de bombocado ou queijadinha também;
  • O nome do doce é caçarola, pois se refere ao tipo de panela de ferro onde era preparado esse doce a qual só tinha duas alças para segurar.   

Regiões onde encontramos

Como já informamos ao longo do artigo, você pode encontrar essa receita sendo preparada com bastante frequência pelos italianos, e também pelos portugueses.

Aqui no Brasil, muitos estados têm o costume de fazer essa receita. Porém, ela é bem mais comum no estado de Minas Gerais.

Veja também:

Pamonha Caseira Mineira
Arroz Doce Tradicional de Festa
Feijão Tropeiro Mineiro com ingredientes Simples

Compartilhe este post: