A farofa de banana da terra é um exemplo dos mais diversificados pratos da culinária brasileira, que sempre deixa tudo mais saboroso. Afinal, é feita com os melhores ingredientes, como a banana, a farinha de mandioca, e a carne seca, ovos e muito mais. Sem dúvida, a farofa de banana está presente na vida de muitas pessoas do Brasil
Ingredientes
- Bananas da terra – 3 unidades
- Milho verde – 1/2 lata
- Cenoura – 2 unidades
- Linguiça de pernil – 4 gomos
- Bacon – 200g
- Cebola – 1 unidade média
- Farinha de madioca –
- Sal à gosto se necessario
- Farinha de Mandioca à gosto
Modo de Preparo
- Corte em cubos as bananas da terra
- Coloque as linguiças em uma tigela e tire-as do envolucro, deixando-as bem separadas, reserve.
- Pegue o bacon e deixe-os cortados em cubos
- Com um ralador grosso, rale toda a cebola e a cenoura
- Coloque em uma panela óleo e após esquentar adicione o bacon até fritar, misture a linguiça e vá mexendo até ficarem bem fritos.
- Em uma frigideira, coloque duas xícaras de óleo, após esquentar bem frite a metade da banana até dourar, retire e adiciona na panela que esta a linguiça, a outra metade das bananas despeje em outra panela com fogo mais baixo e acrescente cebola, deixando fritar, o milho e a cenoura vá mexendo bem e após isso adicionando a farinha de mandioca.
- Por fim tempere com o sal e pronto.
Que você vai amar isso é fato, mas, você conhece a história desse prato tão delicioso, como e quando surgiu? Nesse artigo, vamos te apresentar a farofa de banana, assim, você irá conhecer um pouco mais sobre ela, e curiosidades sobre a mesma. Então, fica ligado a seguir!
História da farofa de banana da terra
A farofa em si, é um alimento produzido por povos indígenas, desde muito antes do período das colonizações. Atualmente, esse prato salgado é usado como um acompanhamento. É feito, em sua maioria, com farinha de milho, ou com farinha de mandioca, e vários outros ingredientes como: milho, ovos, banana, bacon, uva passa, entre outros. Quanto à farofa de banana, um alimento típico do Mato Grosso, era produzido pelos indígenas, como alguns dizem, para substituir os temperos, e evitar de sentir o gosto de alimentos crus que outros ingredientes traziam. Além disso, como na época eles comiam com as mãos, a farofa e a banana eram usadas para dar liga ao alimento, para facilitar na hora de pegar com a mão. Vale ressaltar que a farofa de banana é um alimento de baixo custo e rápido preparo. Por isso, é muito comum de encontrarmos por todo o país.
Curiosidades da farofa de banana da terra
O que achou da história da farofa de banana? Agora, o que acha de ver um pouquinho mais sobre ela, conhecendo algumas das suas curiosidades? Assim, você vai se apaixonar ainda mais dessa gostosura que é presente na vida de muitos brasileiros. Acompanhe!
- A farofa de banana, geralmente, é feita com duas variações da fruta, sendo elas a banana da terra (também conhecida como banana comprida), ou a banana nanica;
- Outro ingrediente que é usado para fazer a farofa de banana é a farinha de mandioca.
- Em geral, esse prato é servido como acompanhamento para carnes, aves ou peixes. Por isso, muitas vezes, você encontrar em churrascos. Afinal, nessa ocasião, a farofa de banana se torna o acompanhamento perfeito.
- A farofa de banana, não precisa ser armazenada em local com refrigeração, já que o alimento em si, já possui uma baixa umidade.
Região onde o encontramos
A farofa de banana pode ser encontrada em todo o Brasil. Mas há dois estados onde o consumo é mais comum. Um deles é o Mato Grosso, que é o local de origem da farofa de banana. Nesse estado, é bastante comum encontrarmos a farofa servida de acompanhamento para pratos com peixe assado. Mas também encontramos acompanhando uma refeição de arroz, feijão e carne. O outro estado em que comumente se come a farofa de banana é no Piauí. Lá, esse prato é mais comum como acompanhamento para o arroz “Maria Isabel”, ou arroz de carreteiro, como é mais conhecido no Sul do Brasil. Sem dúvida, a farofa de banana serve como um ótimo acompanhamento para os diversos pratos que você queira fazer, pois é muito versátil. Além disso, também é super fácil e barata de fazer.
Veja também:
Típica Feijoada Completa com Laranja
Arroz Doce Tradicional de Festa
Feijão Tropeiro Mineiro com ingredientes Simples