Em algum momento da sua vida, você já deve ter ouvido falar sobre a vaca atolada caipira, e provavelmente, você se questionou sobre esse estranho nome. Nesse post, nós lhe mostraremos como fazer, um pouco sobre esse curioso prato típico caipira, sua história, e algumas de suas curiosidades também. Essa receita onde, predominantemente, se encontra carne bovina e mandioca, conquista o coração de muitas gerações em Minas Gerais, e regiões do Sudeste Nordeste em geral.
Ingredientes
- Costela de Boi – 1kg e 1/2 cozido
- Tomates – 4 unidades
- Mandioca descascada – 1kg picado
- Cheiro verde – a vontade
- Cebola desidratada – 3 colheres
- Pimenta à gosto
- Colorau – 1 colher
- Caldo Natural – 3 tabletes
- Tempero à gosto
Modo de Preparo
- Em uma panela refogue toda a mandioca deixando cozinhar.
- Após a mandioca estar bem macia, adicione a cebola, o tomate, o caldo natural e continue cozinhando por mais um tempo.
- Adicione a costela deixando apurar mais um pouco.
- Deixe cozinhar tudo por aproximadamente uns 40 minutos.
- Enfeite salpicando a pimenta à gosto e também o cheiro verde.
- Tudo pronto, pode se deliciar.
Além disso, a cada dia que passa, esse prato vem ganhando mais visibilidade no mundo da culinária. Conheça mais a seguir!
História da Vaca Atolada Caipira
Existem várias histórias por traz da vaca atolada. Por isso, trouxemos aqui uma das mais comumente ouvidas. A história mais conhecida sobre esse prato típico caipira é que, durante o século XVII – período marcado pelos bandeirantes – os tropeiros, em suas expedições para Minas Gerais em busca de ouro, carregavam uma “sacola” com uma carne banhada em gordura. A ideia era que, dessa forma, fosse possível conservar alimento por mais tempo. Durante todo o trajeto, colhiam ainda a mandioca (também conhecida como macaxeira e aipim). Então, como os tropeiros enfrentavam muitas dificuldades, como chuvas, gado encalhado, caminhos íngremes, ou o tempo frio, era preciso descansarem e se alimentarem com prato capaz de satisfazer muito bem, além de esquentar seus corpos em tempos frios. Daí, surgiu a vaca atolada, que é um prato bem nutritivo, e capaz de saciar muito bem, mantendo a pessoa satisfeita por um bom tempo.
Curiosidades da Vaca Atolada Caipira
Agora, que tal você conhecer algumas das curiosidades sobre a vaca atolada? Confira abaixo!
- A vaca atolada é um prato muito conhecido em vários estados brasileiros, porém, cada estado tem seu eito próprio para prepará-la;
- No Piauí, lugar onde o prato é bastante conhecido, você irá encontrado, porém, com o nome de cozidão ou costela com verduras. Vale ressaltar também que no nordeste brasileiro, são adicionados outros ingredientes, como a batata doce, abóbora, batata ou cenoura;
- O prato tradicionalmente caipira é típico de Minas Gerais;
- De acordo com a história, o prato recebeu esse nome pelo fato de que os tropeiros precisarem parar suas tropas por conta das dificuldades encontradas no caminho, principalmente o gado encalhado.
Regiões onde o encontramos
A vaca atolada, como já dissemos, é um prato típico caipira, muito comum no estado de Minas Gerais, inclusive, originário do estado do sudeste brasileiro. Contudo, é um verdadeiro ícone da culinária brasileira, sendo encontrado em diversos outros estados também. Porém, os ingredientes variam muito de um estado para o outro. Além de Minas Gerais, também encontramos a vaca atolada no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, e também no Piauí, onde ela recebe o nome de cozidão ou costela com verduras, além de também, acrescentar outros ingredientes além da carne bovina e mandioca. Alguns exemplos são: abóbora, batata doce, batata ou cenoura. Além disso, também encontramos facilmente no Rio Grande do Sul, onde a vaca atolada é uma receita semelhante ao escondidinho de carne de sol. Além dos dois ingredientes principais já conhecidos, conta com outros como: carne bovina, aipim, alho, cebola, tomate, e dependendo de quem o faz, pode ter pimentão ou pimenta também. Então, o que achou da vaca atolada? Sem dúvida, se você quer preparar um prato saboroso, nutritivo e fácil, a vaca atolada é uma ótima opção!
Veja também:
Típica Feijoada Completa com Laranja
O famoso Baião de Dois simples e fácil
Feijão Tropeiro Mineiro com ingredientes Simples