Já não é novidade para ninguém que o caldo de feijão simples é uma receita que vive no coração do povo brasileiro, não é mesmo?
Também não é surpresa que a culinária brasileira é extremamente rica e diversificada, isso por causa de tudo o que ocorreu no período de colonização. Por fim, a cultura do Brasil acabou tendo traços o Brasil se tornou um país no qual sua cultura possui aspectos de outras culturas.
Como o Brasil é muito grande em relação à extensão territorial, cada canto do país acaba tendo pontos diferentes e marcantes em sua cultura, mais em específico, na culinária. O caldo de feijão, no entanto, é conhecido em todo o país, e você vai aprender como preperar de vez essa delícia de forma muito simples.
Ingredientes
-
2 xícaras de chá de feijão cozido
-
2 xícaras de chá de água
-
1 cebola média picada
-
1/2 xícara de chá de cheiro-verde ou à gosto
-
1 xícara de chá de bacon picado em cubinhos
-
2 dentes de alho
-
Uma pitada de Pimenta-do-reino
-
Uma pitada de Sal a gosto
-
Se gostar adicione salsinha picada após pronto
Modo de Preparo
-
Pegue um liquidificador e bata todo o feijão cozido com, a cebola picada, a água e cheiro verde até que fique uma mistura totalmente homogênea.
-
Coloque em uma outra panela e refogue o alho com o bacon, logo em seguida adicione o feijão que já esta preparado.
-
Espere por volta de 10 minutos deixando apurar em fogo médio.
-
Tempere com sal e com pimenta à gosto, por fim adicione a salsinha picada.
Pronto, agora é só aproveitar.
Mas, como essa receita, conhecida principalmente por ser encontrada em botecos, foi criada? Sem mais enrolações, venha conhecer mais sobre o caldo de feijão, sua história e curiosidades!
História do Caldo de Feijão Simples
O caldo de feijão, é feito de feijão, como o próprio nome já diz! Contudo, não se sabe, exatamente, qual é a sua origem. Afinal de contas, existem algumas histórias, mas não se sabe qual é a verdadeira.
Enfim, dentre as histórias, há duas que são as mais conhecidas e aceitas. Uma delas, é que o caldo de feijão é de origem portuguesa.
Afinal, como Portugal é uma região em que se consome vários tipos de caldo, os portugueses teriam trazido essa receita, na época de colonização, como um de seus costumes, e acabou se agregando à cultura brasileira.
A outra história diz que foi criado nas senzalas, aqui no Brasil, já que, para os escravos, a receita seria prática e rápida de fazer. Além de conter sobras que eram ignorados pelos senhores da casa.
Há ainda algumas outras ideias sobre a origem do caldo de feijão, mas não tão conhecidas assim.
Algumas apontam que a comida descende de um prato italiano, chamado minestra, que não é nada mais que uma sopa de feijão, ou, de algum outro prato típico europeu.
Mesmo não tendo uma origem certa, não podemos evitar de apreciar o ótimo sabor que esse prato nos proporciona. Ainda mais quando servido com os acompanhamentos certos.
Curiosidades do Caldo de Feijão Simples
Aqui, separamos algumas curiosidades sobre a receita, para você conhecer ainda mais essa delícia da culinária brasileira.
- O caldo de Feijão é servido quente. Por isso, será difícil você encontra-lo em outra estação do ano que não seja o inverno, já que ele é uma ótima forma de manter seu corpo aquecido;
- O caldo de feijão é facilmente encontrado em botecos. Aliás, podemos até dizer que ele se tornou um grande ícone nos botecos brasileiros;
- A receita serve tanto como uma entrada, quanto como prato principal, pois a sua versatilidade é inquestionável;
- O caldo de feijão é perfeito, já que existe uma variedade de feijões que podem ser usados para fazê-lo, tais como: feijão branco, preto, vermelho, mineiro, entre outros;
- Além da variedade de feijões que podem ser usados, existe também uma enorme quantidade de complementos para adicionar ao caldo como, por exemplo, batata, mandioca, couve e carnes (bacon, torresminho, calabresa, etc.).
Regiões onde encontramos
O caldo de feijão, como já dissemos, é conhecido em todo o país. Porém, em cada região, você o encontrará de uma forma diferente, e com diferentes ingredientes também.
Porém, é importante dar o devido destaque ao caldo de feijão mineiro e ao nordestino, que são os mais conhecidos e apreciados.
Mas, sem dúvida, essa variedade na qual o encontramos o torne tão gostoso e especial!
Veja também:
Típica Feijoada Completa com Laranja
Arroz Doce Tradicional de Festa
Feijão Tropeiro Mineiro com ingredientes Simples