A típica feijoada completa com laranja é um prato muito conhecido no Brasil. Em sua receita tradicional, encontramos o feijão preto, a linguiça e, inclusive, algumas partes da carne do porco. Há também quem goste de acrescentar algo a mais, para dar o seu toque especial ao prato.
Em relação ao tempero, ele vai muito de acordo com o paladar da pessoa. O fato é que uma boa feijoada completa tem um gosto marcante, e é muito bem servida se for combinada ao arroz branco, couve, torresmo e uma deliciosa laranja.
Ingredientes
- Costelinha – 300g cortada em ripas
- Carne seca – 500g cortada em cubos
- Toucinho defumado – 200g
- Orelha e focinho de porco – 300g
- Rabos e pés de porco – 200g
- Paio defumado – 200g
- Alho picado – 2 colheres
- Gordura de porco – 1 concha
- Cebola picada – 2 colheres
- Louro – 6 folhas
- Alho com Sal
- Pimenta malagueta à gosto
- Cheiro verde -1 maço picado
- Feijão preto cozido – 1 kg
Modo de Preparo
- Pegue as carnes salgadas e lave bem, deixe-as 2 dias na geladeira e troque a água 3 vezes ao dia.
- No dia anterior do preparo, lave novamente os pertences, escorra e cozinhe, a carne seca deve ser preparada na pressão separadamente por 10 minutos a contar a partir da fervura. Deixe a panela fechada até o dia seguinte.[
- Em uma panela grande frite todas as carnes com a gordura quente, retire e deixe descansar.
- Refogue a cebola, o sal e o alho com as folhas de louro. Adicione todas as carnes e uma pimenta à gosto e deixe refogar mais um pouco.
- Coloque todo o feijão com caldo, espere ferver por mais uns 20 min até encorpar e se for preciso, adicione mais um pouco de água.
- Salpique cheiro verde e um leve acompanhamento de arroz, couve refogada e um delicioso vinagrete com rodelas de laranja.
Garanto que vai fazer muitas vezes, pois é extremamente delicioso.
Mas, apesar de muitas pessoas conhecerem o prato e se deliciarem com as combinações possíveis, nem todos conhecem sua origem. Na realidade, existe muita especulação e teorias em torno do surgimento dessa receita.
Enfim, se você quer conhecer a real história envolvendo a feijoada completa, e saber ainda de algumas curiosidades sobre esse prato, basta acompanhar o artigo até o final, para saber tudo sobre essa receita incrível! Boa leitura!
História da Típica Feijoada Completa com Laranja
Uma lenda que circula no imaginário das pessoas, é que a feijoada teve sua origem devido aos hábitos alimentares dos escravos.
Nessa lenda, a história que se conta, é que os portugueses lhes davam os restos das carnes de porco, e os escravos misturavam ao feijão e o seu caldo.
No entanto, vale reforçar que essa não é uma história verdadeira. Afinal, não há nenhum relato histórico que possa dar sustentação a essa informação.
Por isso, é preciso reafirmar que essa é apenas uma lenda que surgiu ao longo dos anos em torno da feijoada.
Mas, então, de onde ela veio, qual a sua história? A real história é que a receita de feijoada que temos hoje, é uma variação de uma receita europeia antiga.
A base desse prato europeu são diversos pedaços de carnes diferentes, que se misturam a verduras, legumes e pode mudar o seu preparo a depender da região.
Só para ilustrar, vamos falar de alguns nomes desse prato, e suas regiões típicas dentro do território europeu:
- Na França se chama “Cassoulet”;
- Em Portugal é conhecido como cozido;
- “Casoeula” é o nome dado na Itália;
- Enquanto que na Espanha é “Puchero”.
Com a vinda dos portugueses ao Brasil, eles trouxeram essa ideia de preparo das carnes.
Depois de um tempo, foram feitas variações como, por exemplo, o acréscimo de feijão preto que, aliás, não tinha no cardápio português, pois todos os pratos eram feitos com o feijão branco, que é típico da região da Europa.
Curiosidades da Típica Feijoada Completa com Laranja
Sem dúvida, a feijoada é um prato repleto de contradições sobre sua origem, e também é cheia de curiosidades. Quer conhecer quais são essas curiosidades? Então, confira algumas delas a seguir:
- Feijão preto: o feijão preto é um ingrediente importante na feijoada brasileira, e era considerado o principal alimento dos índios nativos da região sul americana;
- Nordeste: cada região brasileira adaptou a receita de feijoada de acordo com os costumes locais. Por exemplo, no Nordeste, não se usa o feijão preto. Lá, eles utilizam o feijão mulatinho junto com vários legumes;
- Feijoada vegana: pessoas que não consomem carne encontraram um jeitinho de adaptar esse prato, e trazer a feijoada para o consumo dos veganos. Nesse caso, eles costumam usar a linguiça vegetal, adicionam o tofu defumado e acrescentam muitos legumes;
- Caloria; uma concha cheia de feijoada comum pode ter cerca de 350Kcal. Enquanto que a feijoada vegana costuma ter aproximadamente 150Kcal. Ou seja, quem se preocupa com o peso na consciência após a comida, o ideal é optar por uma boa feijoada vegana;
- Laranja: o consumo de feijoada no início, era para evitar os problemas de escorbuto na época. Atualmente, a laranja é utilizada para facilitar a digestão do prato.
Regiões onde encontramos
Já foram apresentados alguns lugares no mundo onde a feijoada já tem sua presença confirmada, como por exemplo França e Portugal.
Mas saiba que não é só na Europa onde tem essa receita, também encontramos uma variação no Oriente Médio e aqui no Brasil, em que a feijoada tem muita força nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Veja também:
Arroz Doce Tradicional de Festa
O famoso Baião de Dois simples e fácil
Feijão Tropeiro Mineiro com ingredientes Simples